Sobre a Bibliografia Nacional Portuguesa

Início

Como utilizar

A Bibliografia Nacional Portuguesa agrega informação bibliográfica desde 2002, com base nos registos criados na Biblioteca Nacional de Portugal.

A página de abertura apresenta as últimas novidades da Bibliografia Nacional Portuguesa (últimos dois meses), às quais se pode aceder selecionando um tema ou uma das publicações da montra.

A organização temática da Bibliografia Nacional Portuguesa corresponde às grandes áreas da Classificação Decimal Universal – CDU.

Esta opção permite a pesquisa por editores, possibilitando quer a seleção de uma ou várias obras publicadas por um editor determinado, quer a identificação do conjunto da sua produção editorial, desde que enquadrada na Bibliografia Nacional Portuguesa.

No separador “tipos de publicação” é possível direcionar a pesquisa pelo público-alvo (bebés, crianças e jovens), ou pelo tipo de conteúdo/natureza da publicação (banda desenhada, ficção, manuais de ensino, etc.).

O conjunto de publicações para crianças e jovens pode igualmente pesquisar-se por áreas temáticas, em “Generalidades” / “Publicações para crianças e jovens”. Nas publicações periódicas é apenas a data de edição do 1º número ou a data do primeiro número que entrou na Biblioteca Nacional de Portugal ao abrigo da Lei de Depósito Legal que serve de referência à descrição, pelo que publicações periódicas cuja data de início é anterior a 2002, mesmo que ainda se publiquem atualmente, não estão contempladas no novo serviço da Bibliografia Nacional. Para se ter uma visão geral do tempo de vida destas publicações aconselha-se a consulta do catálogo da BNP.

Através deste separador acede-se à pesquisa bibliográfica, simples e combinada. Qualquer pesquisa pode ser limitada cronologicamente.

Ao selecionar a publicação (pela capa ou pelo número de ordenação na lista de resultados) surge o respetivo registo ISBD e abrem-se as várias possibilidades de outras pesquisas relacionadas quer pelos atributos da entidade descrita (nome(s) do(s) autor(es) e outros responsáveis, editor, coleção) quer pelas áreas temáticas (CDU). Pode optar-se pela visualização do registo segundo a NP405.

Os registos podem ainda ser visualizados no formato UNIMARC (texto) e exportados em MarcXchange, ISO2709, ISO2709 para xISIS e em RIS, para gestores de referências bibliográficas. Pode também aceder-se ao registo correspondente no catálogo da Biblioteca Nacional de Portugal e na PORBASE.