Sobre a Bibliografia Nacional Portuguesa

Início

Sobre a Bibliografia Nacional Portuguesa

A Bibliografia Nacional Portuguesa é uma bibliografia corrente que reflete a produção editorial nacional e que vai sendo diariamente atualizada na Biblioteca Nacional de Portugal, a partir das publicações depositadas ao abrigo da lei de Depósito Legal.

Breve historial

A edição impressa da Bibliografia Nacional Portuguesa teve o seu início em 1935, sob a designação de Boletim de Bibliografia Portuguesa. Suspensa entre 1988 e 1995, foi retomada no segundo semestre desse ano sob a forma de CD-ROM e com a designação de Bibliografia Nacional Portuguesa. Editada duas vezes por ano, foi reunindo cumulativamente os registos bibliográficos correspondentes às publicações (monografias e publicações periódicas) entradas na Biblioteca Nacional, por Depósito Legal, entre 1935 e Dezembro de 2000. No primeiro trimestre de 2003 passou a estar disponível em linha, reunindo toda a informação que constava da publicação em CD-ROM e, até final do primeiro semestre de 2009, com a edição de três números anuais.

A atual Bibliografia Nacional Portuguesa, que apresenta os registos das publicações que entraram na Biblioteca Nacional desde 2002, oferece uma série de novas funcionalidades que permitem explorar o conjunto da produção editorial nacional, tornando-a um serviço útil a bibliotecas, a editores, a livreiros, a entidades que utilizam dados estatísticos e ao público em geral.

Os registos correspondentes à bibliografia nacional anteriores a 2002 podem ser pesquisados no catálogo da Biblioteca Nacional de Portugal. Os dados da bibliografia nacional para o período 1935-2001 podem ser obtidos através do serviço OpenData da Biblioteca Nacional de Portugal (em http://opendata.bnportugal.gov.pt/oai-pmh.htm).