Sobre a Bibliografia Nacional Portuguesa

Início

Perguntas frequentes

As bibliografias nacionais agrupam e disponibilizam os registos bibliográficos das publicações editadas em cada país, correspondendo assim à atividade editorial nacional. São publicadas com regularidade pelas agências bibliográficas nacionais, de acordo com as regras e normas internacionais e são, em parte, uma contrapartida à obrigatoriedade de depósito legal ou de mecanismo de depósito equivalente.

Para os editores:
Os editores, tanto do sector comercial como não-comercial, podem beneficiar das bibliografias nacionais, quer para efeitos de análise de mercado e de concorrência quer como simples forma de publicitar as edições. Dependendo da informação adicional que as bibliografias disponibilizem, a sua utilidade pode alargar-se a outros aspetos relevantes para a atividade editorial, quer a nível nacional quer internacional.

Para os livreiros:
A atividade livreira pode igualmente beneficiar da Bibliografia Nacional, nomeadamente para identificação ou seleção de obras e para informação aos seus clientes.

Para as bibliotecas:
As bibliotecas podem utilizar as bibliografias nacionais nas suas atividades e serviços correntes, como sejam a seleção e aquisição de obras, a identificação de editores, a catalogação (podendo reutilizar os registos bibliográficos para os seus catálogos), o serviço de referência, ou a tomada de decisão sobre prioridades de preservação ou de digitalização.

Para entidades que utilizam dados estatísticos:
As entidades que trabalham sobre dados estatísticos, em especial nos setores da cultura, podem igualmente retirar informação relevante das bibliografias nacionais, já que estas apresentam uma visão de conjunto da produção editorial de cada país.

Para o público em geral:
As bibliografias nacionais permitem ao público em geral identificar, selecionar e encontrar as publicações de autores e outros responsáveis intelectuais ou artísticos das publicações editadas num país, identificar e encontrar títulos, identificar e selecionar publicações por áreas temáticas e por tipologia, identificar editores, selecionar publicações por datas de edição, utilizar os registos para a construção de bibliografias.

A Bibliografia Nacional Portuguesa apenas inclui as publicações editadas em Portugal e depositadas na BNP ao abrigo da legislação sobre depósito legal. Não referencia todas as publicações e documentos que a BNP possui nas suas coleções e que constam do catálogo.

Sim, recorrendo à opção “exportar registo” – RIS (para gestores de referências bibliográficas). Pode ainda guardar, imprimir ou enviar para um endereço eletrónico os resultados de uma seleção de registos.

Sim. Pode exportar os registos da bibliografia nacional em MarcXchange, em ISO2709 e ISO2709 para xISIS.

A Bibliografia Nacional Portuguesa referencia as monografias (livros) e as publicações periódicas que entram na Biblioteca Nacional de Portugal como depósito legal, embora esteja prevista a inclusão de outros tipos de publicação que entram pela mesma via.

Nas publicações periódicas é apenas a data de edição do 1º número ou a data do primeiro número que entrou na Biblioteca Nacional de Portugal ao abrigo da Lei de Depósito Legal que serve de referência à descrição, pelo que publicações periódicas cuja data de início é anterior a 2002, mesmo que ainda se publiquem atualmente, não estão contempladas na Bibliografia Nacional. Para se ter uma visão geral do tempo de vida destas publicações aconselha-se a consulta do catálogo da BNP.

A Bibliografia Nacional Portuguesa é atualizada diariamente, com base nos registos criados na Biblioteca Nacional de Portugal.